Quem Somos

Me chamo Luciana Quadros Canassa, mas depois do segundo contato, todo mundo me chama de Lu. Vou te contar um pouco de meu percurso e como tudo isso nasceu… Sou casada com um italiano que conheci quando vim reconhecer minha cidadania. Moro no Piemonte, no Norte, perto de Torino, onde ele nasceu e cresceu, e isso é muito legal pois já me sinto italiana “desde criancinha”. Meus quatro bisavós são oriundos do Veneto, me recordo da bisnonna e dos tios do meu pai falando italiano quando eu era pequena, em reuniões de família.

Estudei italiano antes de vir, aluguei do Brasil meu apartamento na Itália, fiz minha pratica sozinha em um comune muito difícil, e na época já ajudei outras pessoas com o que conhecia do processo.

Sei como é difícil alugar casa aqui, e dois anos atrás comecei a ajudar brasileiros a encontrar imóveis para a pratica de cidadania, através de minha rede de amigos e contatos, o fato de atuar como intérprete no Tribunal também me deu mais voz diante deles.

Os imóveis onde a prática de residência tem se realizado são locados mediante um contrato direto com o proprietário, no nome do(s) requerente(s), o que é uma segurança legal para o processo de cidadania administrativa feita na Itália. Cada imóvel foi sendo equipados com os itens básicos necessários para os meses de processo, água luz e gás estão ligados, cada casa sempre limpa e pronta para receber cada família.

Além disso, o comune faz um processo por vez, o que garante a segurança de que seu processo será personalizado, e não praticas feitas em volume, sem controle ou cuidado. Os documentos devem estar impecáveis, retificados e organizados, não tem “jeitinhos” com os oficiais, sendo tudo legal e seguindo as circolares italianas.

Assim, o que começou com um apoio para um casal, depois um amigo de amigo, se tornou um pedido cada vez mais constante de brasileiros para aos quais fui recomendada, me dando a alegria de ter ajudado mais de 40 brasileiros a serem reconhecidos nas residências aqui perto de mim até 2020. Com o grande volume de procura, outros dois brasileiros vieram ajudar, e fomos ganhamos experiência caminhando com cuidado e seriedade nos últimos anos.

E somos hoje um time: LQ Team. E hoje oferecemos segurança na intermediação linguística de seu processo de reconhecimento da cidadania italiana Iure Sanguinis. Atuamos com profissionalismo e cuidado com todas as pessoas com quem nos relacionamos: clientes que se tornam amigos, oficiais que nos respeitam pela seriedade e ética, proprietários de imóveis que se encantam com cada brasileiro que conhecem, comunidades que aprenderam a ter cada dia mais carinho pelos brasileiros.

Obrigada por estar aqui, conhecendo nosso trabalho. Te esperamos aqui, em uma temporada com esta vista da janela, a apaixonante paisagem do Piemonte.